RESERVA BIOLÓGICA DE SALTINHO

No ano 1983 foi criada a Reserva Biológica de Saltinho, uma das reservas biológicas mais importantes de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro. São 538 hectares ao Sul do estado de Pernambuco, a 114 km de Recife. Seu objetivo é proteger o ecossistema de Floresta Atlântica e as nascentes do rio Mamucabas, um dos poucos com nível de poluição igual a zero, o qual abastece o município de Tamandaré.

Flora - Reserva Biológica de Saltinho

Preservada há mais de 40 anos, a flora tipo Floresta Atlântica é uma das últimas áreas de preservação da Mata Atlântica do Nordeste.
Podemos destacar várias especies como Jatobá, Oiticica da Mata, Pau-brasil, Sucupira, Camaçari, Ipê, Massaranduba, Murici, a Gararoba e Mamajuba.

Fauna - Reserva Biológica de Saltinho

Entre os animais que habitam na reserva podemos mencionar a paca, tatu, lebre, cotia, gato-do-mato, papamel, guaxinim, irara e raposa, as cobras coral, jararaca e sucuri. Entre as aves podemos destacar picapau, sabiá-laranjeira, o papa-taioca, o xexéu, o tucano verdadeiro, a perua-choca, a patativa, o pintor verdadeiro, o canário-da-terra, o galo-da-campina incluso morcegos.


Museo da Árvore - Reserva Biológica de Saltinho

No interior da Reserva encontra-se o Museo da Árvore.
Mas só é possível a sua visita com autorização da IBAMA, geralmente é permitida a visita aos pesquisadores, ecologistas ou escolas.


Cachoeira do Bulha D'água - Reserva Biológica de Saltinho

Outro atrativo da Reserva de Saltinho é a Cachoeira do Bulha D'água, uma cachoeira de 10 metros de altura ubicada nos límites da Reserva, as margens da PE-76, rodovia de acesso à cidade. Também é conhecida como Bica de Tamandaré. São três quedas fortes de águas frias e límpidas com temperaturas de até 15 graus no máximo que já foram uma fonte de água mineral.
É muito procurada pelos turistas.