DICAS - Tamandaré - Carneiros

MERGULHO

A melhor época do ano para mergulhar em Tamandaré

Nos meses de janeiro e fevereiro a visibilidade das águas de Tamandaré chega a 20 metros, essa é a melhor época do ano para a prática de mergulho nas águas limpas e quentinhas de Tamandaré.

Mergulho iniciantes e experientes - Mergulho nas Carapitangas

Se você é iniciante pode realizar batismos con instrutor em profundidades de 5 a 8 metros, e se é experiente pode fazer descidas de até 25 metros nas Carapitangas, a 40 minutos do Pontal de Carneiros, observando corais e variedade de fauna marinha, perto das Carapitangas encontramos o naufrágio Aiuia.

Mergulho nas Piscinas Naturais de Tamandaré

As piscinas naturais que se encontram perto da praia, aproximadamente a 500 metros dela, são perfeitas para praticar mergulho livre, presentam na maré baixa profundidades de entre 0,5 a 8 metros.

MARINAS

Se você gosta de navegar, na baía de Tamandaré, entre o Pontal do Lira e a Boca da Barra, encontram-se 7 marinas para embarcações de médio porte. Alí a profundida chega até 8 metros.

CASA DO ARTESÃO

É imposível não levar pelo menos uma peça feita à mão da Casa do Artesão. As artesanias são feitas com matéria prima proveniente do cipó e do coco. Também tem doces e frutas nativas.

MORRO DO OITIZEIRO

É imperdível observar desde o Morro do Oitizeiro o extenso coqueiral e as maravilhosas cores das águas de Tamandaré desde o ponto mais alto da cidade.
O Morro do Oitizeiro foi utilizado na segunda guerra mundial como ponto de observação para prevenir o ataque das forças inimigas durante a noite. Uma imagem de São Pedro foi colocada no tronco do Oitizeiro, ele tem com uma fenda natural bem no meio.

IGREJA DE SÃO PEDRO

Visitar a Igreja de São Pedro, uma construção de arquitetura Barroca, destacam-se seu coro e no altar imagem de São Pedro. A igreja tem três janelas, uma escada que nace nas areias da praia de Campas, uma grande cruz de madeira na frente, uma torre sineira e no interior portas almofadadas.
A entrada pela praia é possível só na maré baixa, realizam-se algumas missas aos domingos.

IGREJA DE SÃO JOSÉ DE BOTAS

A Igreja de São José localiza-se perto da praia de Tamandaré, foi construída no século XIX, possui estilo barroco e ainda conserva no centro da parte superior da fachada um brasão que representa um serrote, um cajado, um compasso, e uma régua.

CACHOEIRA DO BULHA D'ÁGUA

A Cachoeira do Bulha D'água, cachoeira de 10 metros de altura, é muito visitada pelos turistas. São três quedas fortes de águas frias e límpidas com temperaturas de até 15 graus no máximo que já foram uma fonte de água mineral.
A Cachoeira do Bulha D'água, também chamada como Bica de Tamandaré está ubicada as margens da PE 76, nos límites da Reserva Biológica de Saltinho.

PRAIA DOS CARNEIROS

Passar um dia na praia dos Carneiros é um passeio mais que recomendável. É a praia ideal para se relajar em contato direto com a natureza. Vegetação quase selvagem, é uma praia preservada contornada por um extenso coqueiral e um paredão de 1Km de extensão de recifes de corais. Em sua praia misturam-se as águas doces do estuário do rio Formoso com as águas salgadas e claras do mar gerando interesantes cores.
A Praia dos Carneiros fica a 5 km do centro de Tamandaré.
Tem restaurantes e hospedagem para voce ficar sossegado desfrutando das belezas desta praia do litoral Sul de Pernambuco.
A Praia dos Carneiros é considerada uma das praias mais charmosas do Brasil.

Saiba mais da Praia dos Carneiros

ILHA DE SANTO ALEIXO

A Ilha de Santo Aleixo está localizada no litoral sul do estado de Pernambuco.
O passeio de barco até a ilha é outra das atividades interessantes para realizar em Tamandaré.
De origem vulcânica, a Ilha de Santo Aleixo está composta maiormente de pedras e muita vegetação, na maré baixa formam-se charmosas piscinas naturais. É um local ideal para os amantes do mergulho.

FORTE DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Um dos passeios terrestres a fazer em Tamandaré é até o Forte de Santo Inácio de Loyola, Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco. Conhecido como o Forte de Tamandaré, foi construido para proteger porto dos ataques holandeses. Fica nas margens da Praia Boca da Barra, a seu lado se encontra o Farol de Tamandaré. O Forte foi construido a finais do século XIIX e é parte da história de Pernambuco, foi utilizado também como prisão temporária na Guerra dos Cabanos no século XIX.

APA DE GUADALUPE

No APA de Guadalupe encontramos vegetação correspondente a ecossistemas atlânticos integrados por floresta da mata atlântica, restinga, manguezal, ambientes marinhos, praias e dunas, além de algumas formações savânicas.
Podem-se agendar visitas grupais para fazer trilhas ecológicas pelo Centro de Visitação da APA de Guadalupe.

Saiba mais do APA de Guadalupe

ILHA DO COQUEIRO SOLITÁRIO

A ilha do Coqueiro Solitário, na praia do Porto, município de Barreiros, é outro dos passeios de barco e catamarã que podemos fazer desde Tamandaré. Seu nome é dado porque na sua paisagem só podemos observar um coqueiro, o único no local. Seu acesso é possível só com a maré baixa. É bom levar alguma bebida já que por muitos quilometros não há nenhúm comércio. É uma ilha quase deserta.

RIO ARIQUINDÁ

O Rio Ariquindá é o rio com o menor índice de poluição de Pernambuco. É o ponto inicial do Centro Turístico Guadalupe. Pode se navegar em pequenos botes, conta aproximadamente com 6 metros de profundidade e 70 metros e largura. Em todas as suas margens encontramos vegetação de mangue. Do canto direito encontramos a praia dos Carneiros e do esquerdo o mirante no município de Rio Formoso. Ao norte pode-se observar a Praia de Guadalupe.

Saiba mais do Rio Ariquindá