APAs - Áreas de Proteção Ambiental

As APAs, a diferença das reservas e parques, permitem dentro de suas áreas as atividades realizadas de forma ambientalmente sustentável, seja pesca, agricultura, turismo o qualquer outra atividade realizada sem causar danho aos ecossistemas protegidos.

APA Costa dos Corais - Tamandaré

A extensa área costera que compreende desde o norte de Alagoas até o litoral sul de Pernambuco está contornada por os recifes de corais mais preservados e desenvolvidos do Brasil.
Para proteger estos recifes costeiros foi criada a APA Costa dos Corais, a maior unidade de conservação marinha criada no Brasil.
Esta área compreende 413.563 hectares, 135 km de costa que junto com os manguezais são os habitat de muitas espécies, algumas delas ameaçadas de extinção como é o caso do Peixe-boi, o Coral de fogo, a Baleia jubarte, a Baleia de corcova e a tartaruga verde, entre outros.

APA de Guadalupe - Tamandaré

No ano 1997 foi declara a Área de Proteção Ambiental de Guadalupe, que compreende uma área continental de 32.135 ha e uma área marítima de 12.664 ha, num total de 44.799 hectares formada pelos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré e Barreiros.
A criação da APA de Guadalupe tem como objetivo conservar e proteger os sistemas naturais essenciais à biodiversidade, especialmente os recursos hídricos, proteger os ecossistemas e o desenvolvimento sustentável.

A vegetação que encontramos corresponde aos ecossistemas atlânticos integrados por floresta da mata atlântica, restinga, manguezal, ambientes marinhos, praias e dunas, além de algumas formações savânicas.

Alguns animais que habitam no APA de Guadalupe são o gato-do-mato, o mico-estrela-de-tufos-brancos o papa-mel, cutia. Foram catalogadas mais de 187 espécies de pássaros como tangará, xexéu, curiatã, galo-de-campina e o gavião-carijó entre outros.
Na APA de Guadalupe encontram-se 9 espécies de corais pétreos, das 18 descritas para a costa brasileira, a fauna de coral que presenta está região é considerada a mais rica do Brasil. Nos manguezais encomtramos variedades de peixes, ostras, camarões e caranguejos, que são o principal recurso alimentar da região.